terça-feira, 30 de setembro de 2014

INFORMATIVO – APP SINDICATO PROFESSORES MUNICIPAIS DE SERTANÓPOLIS


 
Depois de várias tentativas frustradas de negociar com o Poder Executivo e Secretaria Municipal de Educação de Sertanópolis, Professores decidem entrar na justiça para cobrar direitos estabelecidos pelo Piso Nacional.


No dia 25 de setembro a categoria, reunida em assembléia, decidiu entrar na justiça para cobrar a correção do Piso Salarial Profissional Nacional, segundo o professor Antonio Marcos Rodrigues Gonçalves, dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, a Lei do Piso nº 11.738/2008 não vem sendo cumprida desde que foi sancionada em  2008, e que isso gerou uma defasagem salarial superior à 20%, conforme já publicado em informativo anterior.
A sindicalização da rede municipal à APP-Sindicato aconteceu no ano de dois mil e doze e desde então a Secretaria de Assuntos Municipais vem cobrando o cumprimento de vários itens previstos na legislação que o município não tem respeitado. Além da correção da Carreira pelos índices do Piso do Magistério, que se tornou prioridade para a categoria, tem sido forte também a cobrança pela implantação de 1/3 da jornada dos professores municipais em atividade. Foram várias as tentativas de negociar, recentemente o Exmo. Sr. Prefeito Aleocídio Balzanelo, chegou a receber uma Comissão com representantes da direção do Sindicato e professores municipais, onde ficou definida a criação de uma Comissão Paritária para fazer o levantamento das pendências da carreira do magistério, mas que não produziu os efeitos desejados tanto por falta de encaminhamento burocrática, como pela falta de disponibilidade dos representantes do Poder Executivo em fornecer os dados necessários para concretização dos trabalhos.
Segundo o professor Márcio André Ribeiro, eleito recentemente a Presidente do Núcleo Sindical de Londrina da APP-Sindicato, o fato de a categoria optar pela Ação Judicial para cobrar pendências do passado não descarta a intensificação de campanhas de luta no município para reformulação do Plano de Carreira que necessita de várias correções importantes para melhoria salarial e das condições de trabalho, bem como a extensão do auxílio alimentação a todas as  professoras.
 
De acordo com a deliberação da Assembleia, a ação será coletiva, onde os professores interessados deverão assinar procuração anexada à ficha financeira com os vencimentos detalhados desde 2009 (ou holerite). A Ação é exclusiva para filiados à APP-sindicato e extensiva aos que se filiarem antes do ingresso da ação na justiça.
Para maiores informações envie e-mail para applondrina@yahoo.com.br ou pelo telefone (43) 3323-2662.


                                                           Londrina, 30 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário