terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MANIFESTO CONTRA INSTRUÇÃO 008/2013



O Censo de 2010 indicou que o Paraná tem mais de 5 milhões de pessoas com 15 anos ou mais sem a educação básica completa. Destes, 3,5 milhões sequer concluíram o ensino fundamental.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que foi criada para atender a esta demanda, formada essencialmente por trabalhadores jovens, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de iniciar seus estudos ou não puderam concluí-los em tempos passados.
Ofertar educação pública de qualidade aos jovens, adultos e idosos é obrigação do Estado, prevista na Constituição Federal e na LDB 9394/96. E esta oferta deve respeitar a diversidade das pessoas que frequentam as salas de aula da EJA. São homens e mulheres com diferentes trajetórias e experiências de vida, incluindo muitos com necessidades educacionais especiais.
A acolhida do público jovem, adulto e idoso no sistema educacional, pressupõe entender que seus tempos de apropriação de saberes e de possibilidades de frequentar as aulas com regularidade são diferentes em relação aos tempos das crianças e dos adolescentes. Para este público, o sistema de ensino deve ser flexível, ofertando matrículas por disciplinas ao longo de todo o ano, com atendimento na organização coletiva e na individual, com cronogramas adequados à realidade de cada escola e com a manutenção de uma equipe de profissionais da educação capacitada para atuar na EJA.
No entanto, na contra mão da EJA que lutamos para construir, o Governo do Paraná, por meio da Instrução 008/2013, está impondo medidas que criam obstáculos ao acesso e à permanência dos educandos trabalhadores nas escolas de EJA, negando, portanto, aos jovens, adultos e idosos paranaenses o direito público subjetivo que têm à educação pública de qualidade.
A Instrução 008/2013, imposta pela SEED, dirigida por Flávio Arns, e que contou, obviamente, com a aprovação do governador Beto Richa, revela que a sua elaboração foi feita por quem desconhece a realidade da EJA e se traduz num brutal desrespeito ao educando trabalhador que busca, com muito esforço, estudar para construir uma vida melhor.
Nós educandos, educadores e agentes educacionais dos CEEBJAs e das escolas estaduais que ofertam a EJA exigimos a imediata revogação da Instrução 008/2013 e queremos:

*A manutenção da oferta da organização individual em todas as escolas de EJA e não apenas nos CEEBJAs;

* A oferta de matrículas em qualquer tempo durante todo o ano, de acordo com o cronograma de cada escola de EJA;

* Autonomia para as escolas organizarem seus cronogramas de aulas de acordo com as suas realidades, incluindo a possibilidade de optarem pela oferta de 4 ou 5 aulas diárias por período;

*Abertura de aulas de qualquer disciplina na organização coletiva a partir da efetivação da matrícula de 10 alunos;

* Abertura de aulas na organização individual com qualquer número de alunos, respeitando-se os critérios de que esta oferta visa atender aos que não podem frequentar as aulas com regularidade e para os que têm aproveitamento de estudos.

E mais

*Queremos investimentos na Chamada Pública; na Formação de Professores para a EJA; na melhoria das condições de trabalho e, principalmente, RESPEITO aos educandos e a todos os que atuam na EJA. Enfim, queremos a expansão da oferta da EJA com qualidade e não este retrocesso histórico que representa a Instrução 008/2013.

FÓRUM DE EJA LONDRINA E APP SINDICATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário