quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

APP-SINDICATO LONDRINA REALIZA PLENÁRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

No último sábado (29/12), pela manhã, na sede do núcleo sindical da APP-Sindiato Londrina aconteceu uma importante Plenária de discussão dos desafios que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta na região e no Estado do Paraná. Além da direção da APP-Sindicato, a atividade contou com a participação do Fórum de EJA de Londrina e da Universidade Estadual de Londrina.
A plenária contou com uma mesa de debates, composta pelo professor Romeu Gomes de Miranda, integrante do Conselho Estadual da Educação, da chefe do NRE de Londrina, professora Lucia Aparecida Cortez Martins, pela Secretária Municipal de Educação de Londrina, Janet Elizabeth Thomas e pela professora Adriana Medeiros de Farias, estudiosa do tema, da Universidade Estadual de Londrina. Os debates foram mediatos pelo professor Luiz Carlos Paixão da Rocha, por indicação da APP-Sindcato Londrina.
O debate foi excelente. Os presentes abordaram as ações que se tem realizado em todas as instâncias para fortalecer a oferta com qualidade desta modalidade. Chamou-se a atenção à experiência que a cidade de Londrina está realizando no processo de Chamada Pública, ao envolver vários segmentos da sociedade.
Houve um grande questionamento à condução que o governo do estado do Paraná tem dado a EJA. Para a maioria dos presentes, o governo dá claro sinais de implantação de um projeto de esvaziamento desta modalidade de ensino. Na ocasião foi questionado a chefe de núcleo sobre o fechamento de escolas na região. A professora Lucia justificou dizendo que o que está acontecendo é o fechamento de algumas turmas, e não de escolas.
A maioria dos presentes reafirmaram a importância de fortalecer a modalidade da EJA, e condenaram qualquer tentativa de diminuição da oferta pública do ensino seja no regular como na Educação de Jovens e Adultas. No debate foram reafirmadas várias propostas que historicamente os educadores e educadoras têm defendido em relação a Educação de Jovens e Adultos, tanto no Fórum da EJA, quanto nas Conferências da APP-Sindicato.
Na atividade foram citados alguns exemplos de municípios que adotaram boas iniciativas para o fortalecimento da EJA. Os desafios ainda são enormes. Em nosso país o número de pessoas jovens e adultas analfabetas, ou que ainda não tiveram o seu direito a educação atendida é muito grande.
Um dos desafios, lançados no evento, foi o de em um breve espaço de tempo transformar a cidade de Londrina, como uma cidade livre do analfabetismo.

Além disso, a 1ª Plenária de EJA do Núcleo Sindical de Londrina antecedeu o evento que ocorreu o Fórum Estadual de EJA na segunda-feira (01) em Curitiba, no qual a Diretora de Políticas Educacionais - Profª Neide Alves da Silva participou e contribuiu com as informações debatidas em nossa Plenária.




Paola Gollner
Sec. Comunicação


APP-SINDICATO LONDRINA
INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA E DE LUTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário