quinta-feira, 21 de novembro de 2013

É conquista: com diploma PSSs acadêmicos receberão como graduados

A APP-Sindicato obteve mais uma vitória importante para o reconhecimento dos professores do Estado. No próximo edital para a contratação de docentes via Processo Seletivo Simplificado (PSS), em 2014, aqueles que ingressarem como acadêmicos e, no curso do contrato obtiverem a graduação, poderão receber conforme a tabela do nível superior assim que obtenham o grau.
Segundo o professor Luiz Carlos Paixão da Rocha, secretário de Imprensa da APP-Sindicato, muitos professores ingressam no PSS ainda como estudantes universitários, concluem a graduação e continuam a receber como acadêmicos. A medida, acertada na última reunião entre APP e Secretaria de Estado da Educação, corrige esta distorção. Pelo ajustado, tão logo conclua a licenciatura, o até então acadêmico deve protocolar o diploma na Seed e, a partir daí, terá direito à remuneração como graduado.
Esta conquista é muito importante, no entanto precisa ser complementada por outras duas, que a APP já apresentou ao governo e que ainda estão pendentes. Trata-se do reconhecimento da pós-graduação para os PSSs e do cômputo do tempo como temporário para a carreira efetiva.
A APP reiterou na última reunião a demanda antiga de que os temporários portadores de diploma de pós-graduação recebam também por esta titulação. O compromisso do governo foi em avaliar esta possibilidade. Já quanto à contagem do tempo de trabalho como PSS para estágio probatório e quinquênio na carreira e efetiva, não houve avanços. A APP, porém, vai continuar insistindo nestas duas mudanças, que poderão ser resolvidas no âmbito da comissão que discute reformas na carreira dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário