Formar
cidadãs e cidadãos emancipadores, detentores de conhecimento teórico
científico e da capacidade e reflexiva. Este é uma das principais
propostas orientadoras que há 14 anos permeia a temática de debates dos
Cadernos de Formação Pedagógica da APP-Sindicato. O material é produzido
pela entidade desde 1999 e distribuído nas escolas públicas para
fomentar as discussões pedagógicas e contribuir na formação de
professores e professoras da rede de Ensino e foi o plano condutor da
fala de abertura deste último dia do Seminário 'O Currículo e suas
práticas'.
Com
a proposta de de reunir representantes sindicais para uma reflexão e
avaliação conjunta do currículo do Ensino Médio, o Seminário, organizado
pela Secretaria Educacional da APP reuniu, em Curitiba, educadores e
educadoras para analisar consensos e debater os dissensos das propostas
de políticas escolares do Governo Federal e Estadual.
A
presidente do Sindicato, professora Marlei Fernandes e a dirigente da
Secretaria Educacional da APP, professora Walkira Mazeto, fizeram a
abertura deste último dia de evento com falas sobre a atual conjuntura
política do Paraná (incluindo a reafirmação da postura da entidade em
não aceitar o desrespeito com o qual o governador vem tratando os
trabalhadores da Educação e o indicativo de uma assembleia estadual da
categoria para avaliar as medidas diante do descumprimento da
implantação dos direitos conquistados pelos trabalhadores e
trabalhadoras).
Os
debates analisaram o currículo e suas dimensões e reforçaram o
entendimento de rejeição à visão reducionista e fragmentada da formação
dos jovens. Além dos professores, a temática interessa e mobiliza também
alunos. O estudante Mateus Castro Souza, aluno do 1 ano do Ensino Médio
esteve no Seminário e foi convidado a dar o seu depoimento sobre a
participação da juventude nas reuniões e discussões que tratam do
currículo. "Estou aqui porque acho que a gente deve sim se interessar e
participar de tudo que possa melhorar o dia a dia da escola. Acho que a
escola pode ser um lugar muito atrativo", reflete o aluno que virou
exemplo no Seminário da importância de se levar o debate a toda
comunidade. "Temos múltiplos olhares sobre este debate e temos um
próximo encontro, em novembro para reunirmos sugestões para a elaboração
de uma sugestão de currículo que contemple a formação do cidadão,
considerando a formação integral na perspectiva da classe trabalhadora",
sintetiza a professora Walkíria.
Os
representantes dos Núcleos Sindicais da APP que participaram do
Seminário saem com a missão de coordenar e articular o debate com
professores (as), estudantes e representantes escolares sobre a temática
nas suas regiões. O resultado desse trabalho será encaminhado à
Secretaria Educacional até o dia 28 de outubro e, em novembro, haverá a
segunda etapa estadual da atividade com a sistematização do conjunto de
propostas para pautar e unificar o trabalho da categoria frente ao sub
temas, como por exemplo a proposta da matriz curricular.
Fonte:http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9210
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