domingo, 15 de setembro de 2013

Pensar a Escola sob a perspectiva curricular

Formar cidadãs e cidadãos emancipadores, detentores de conhecimento teórico científico e da capacidade e reflexiva. Este é uma das principais propostas orientadoras que há 14 anos permeia a temática de debates dos Cadernos de Formação Pedagógica da APP-Sindicato. O material é produzido pela entidade desde 1999 e distribuído nas escolas públicas para fomentar as discussões pedagógicas e contribuir na formação de professores e professoras da rede de Ensino e foi o plano condutor da fala de abertura deste último dia do Seminário 'O Currículo e suas práticas'.

Com a proposta de de reunir representantes sindicais para uma reflexão e avaliação conjunta do currículo do Ensino Médio, o Seminário, organizado pela Secretaria Educacional da APP reuniu, em Curitiba, educadores e educadoras para analisar consensos e debater os dissensos das propostas de políticas escolares do Governo Federal e Estadual.

A presidente do Sindicato, professora Marlei Fernandes e a dirigente da Secretaria Educacional da APP, professora Walkira Mazeto, fizeram a abertura deste último dia de evento com falas sobre a atual conjuntura política do Paraná (incluindo a reafirmação da postura da entidade em não aceitar o desrespeito com o qual o governador vem tratando os trabalhadores da Educação e o indicativo de uma assembleia estadual da categoria para avaliar as medidas diante do descumprimento da implantação dos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras).

Os debates analisaram o currículo e suas dimensões e reforçaram o entendimento de rejeição à visão reducionista e fragmentada da formação dos jovens. Além dos professores, a temática interessa e mobiliza também alunos. O estudante Mateus Castro Souza, aluno do 1 ano do Ensino Médio esteve no Seminário e foi convidado a dar o seu depoimento sobre a participação da juventude nas reuniões e discussões que tratam do currículo. "Estou aqui porque acho que a gente deve sim se interessar e participar de tudo que possa melhorar o dia a dia da escola. Acho que a escola pode ser um lugar muito atrativo", reflete o aluno que virou exemplo no Seminário da importância de se levar o debate a toda comunidade. "Temos múltiplos olhares sobre este debate e temos um próximo encontro, em novembro para reunirmos sugestões para a elaboração de uma sugestão de currículo que contemple a formação do cidadão, considerando a formação integral na perspectiva da classe trabalhadora", sintetiza a professora Walkíria.

Os representantes dos Núcleos Sindicais da APP que participaram do Seminário saem com a missão de coordenar e articular o debate com professores (as), estudantes e representantes escolares sobre a temática nas suas regiões. O resultado desse trabalho será encaminhado à Secretaria Educacional até o dia 28 de outubro e, em novembro, haverá a segunda etapa estadual da atividade com a sistematização do conjunto de propostas para pautar e unificar o trabalho da categoria frente ao sub temas, como por exemplo a proposta da matriz curricular. 
 
Fonte:http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9210

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