quarta-feira, 16 de outubro de 2013

23 de outubro é dia de debate nas escolas

A luta da APP continua, trabalhadores e trabalhadoras da Educação, seguem na cobrança por justas condições de trabalho e, em 23 de outubro, a APP-Sindicato fará um dia de debates em todas as escolas da rede. Será o momento de discutir um dos problemas que mais afligem aos(às) profissionais da Educação: a saúde. Cumprindo determinação da categoria em assembleia, a APP preparou um material sobre o tema, para subsidiar as discussões.

Nele, há uma denúncia sobre o atual SAS, um verdadeiro sumidouro de recursos públicos, que apenas satisfaz a volúpia de hospitais privados por dinheiro, enquanto trabalhadores(as) recebem atendimento de péssima qualidade – quando não atendimento algum. 

Há também uma exposição do o quadro alarmante de adoecimento entre educadores(as), atestado por números do próprio governo e que deve ser confirmado na pesquisa a ser realizada pela UFPR. Também vamos discutir a inércia do governo em criar um novo modelo de atendimento à saúde, após termos concluído uma série de exaustivos debates.

Outros temas para debate serão a matriz curricular, que está na pauta dos(as) educadores(as) e tem uma discussão encabeçada pela APP e o pagamento do auxílio transporte para todos os(as) funcionários(as) da Educação.

Auxílio transporte, uma questão de isonomia - Uma das importantes conquistas da luta da categoria em torno da APP-Sindicato foi a instituição do Auxílio Transporte com a aprovação do Plano de Carreira dos Funcionários (QFEB), lá em 2008. No entanto, até o momento nem toda a categoria está sendo contemplada de maneira igual.

A luta pela instituição do auxílio transporte vem de longa data. A primeira conquista, veio na greve de 2000, quando conquistamos o direito ao vale-transporte, mas nem todos(as) receberam e a  APP seguiu na cobrança pela incorporação geral.

Porém, contrariando a posição da APP, o auxílio que hoje é de R$ 248,97 ficou destinado apenas para os funcionários (as) de escolas efetivos enquadrados no QFEB. A APP fez muita luta para garantir este direito para todos (as). Porém, em uma posição legalista, o governo tem negado.

Recentemente foi aprovada a Lei 9019/2013 que institui um Auxílio Transporte para todo o funcionalismo no valor de R$ 124,00, excetuando os professores e os QFEB. Com isto, os funcionários de escolas PSS começaram a receber o auxílio transporte, mas na metade do valor da maioria dos funcionários da escola. A APP atua para alterar também esta situação. 

A APP orienta para que os dirigentes locais organizem para que as escolas participem dos debates do dia 23, reunindo professores(as) e funcionários(as) para debaterem o material preparado e nos posicionarem-se sobre como o Sindicato prosseguirá nas lutas.
Fonte: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9356
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário