terça-feira, 1 de outubro de 2013

APP se reúne com DAS para tratar de assuntos do SAS

No dia 17 de setembro (terça-feira), o Secretário de Saúde e Previdência da APP Idemar V.Beki e sua assessora Silvana L. Gomes, reuniram-se com o superintendente do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) - órgão da SEAP, que trata dos problemas do SAS no Paraná - Eduardo Mischiatti.
O primeiro ponto tratado foi a antiga reivindicação dos(as) educadores(as) da região de Loanda, por um atendimento básico na cidade. Em diversas oportunidades, isso vem sendo feito junto à direção do Hospital Cemil de Umuarama, que se comprometeu, mas ainda não cumpriu.
Eduardo Mischiatti informou que já fez o pedido ao diretor do Hospital, João Jorge Híllu, para que seja feito um estudo da viabilidade do atendimento básico no município. O mesmo informou que terá uma posição até o final do mês de setembro.
Quanto ao SAS da mesorregião de Cornélio Procópio, onde os(as)educadores(as) estão com dificuldades no atendimento pelo prestador local, Mischiatti adiantou que a cidade pertence a macrorregião de Londrina, que hoje tem um contrato emergencial e sendo assim, não pode contratar formalmente as mesorregiões de Cornélio Procópio e Apucarana. Entretanto como existia no contrato formal anterior para estes atendimentos, negociou-se mesmo sem o contrato formal, à manutenção desses atendimentos.
Sobre os problemas apresentados do SAS de Londrina, o superintendente ficou de averiguar e realizar os devidos encaminhamentos.  Mencionou ainda, que os problemas desta região se devem também ao contrato de emergência, mas conforme Mischiatti, já foi aberto uma nova licitação para um contrato formal e um novo prestador. Hoje o prestador é a Santa Casa de Londrina.
Quanto ao novo prestador de Curitiba, o Hospital Cruz Vermelha, que recentemente iniciou os atendimentos aos servidores desta região, relatamos que os(as) educadores(as) estão com dificuldades em agendar algumas especialidades. Mischiatti, disse que somente a partir de novembro, esses atendimentos serão normalizados.
Sobre a demora no agendamento de algumas especialidades, Eduardo Mischiatti colocou que existe a seleção dos casos mais urgentes, que são atendidos com prioridade, para tanto o clínico geral precisa prescrever a urgência do atendimento, com determinado especialista.
Cobramos também, sobre a falta de atendimento na cidade de Paranaguá. O superintendente declarou, que o contrato com o Cruz Vermelha é emergencial e ainda não é possível a contração de um prestador no litoral.
Quanto ao prontuário médico no Hospital da Polícia Militar (HPM), Mischiatti informou que já foi tratado com o eles a disponibilização ao servidor que requerer o mesmo. Salientamos a importância para o servidor, ter seu prontuário em mãos, pois facilita para o clínico geral do Cruz Vermelha o encaminhamento ao especialista de cada caso.
Existe uma pesquisa de avaliação dos serviços do Cruz Vermelha (SAS), que deve ser respondido por todos os servidores, quando forem submetidos ao atendimento pelo Cruz Vermelha.
Alertamos mais uma vez
Informamos que todas as reclamações referentes ao SAS, necessitam ser registradas na OUVIDORIA do SAS via endereço www.sas.pr.gov.br . A partir do registro da ocorrência, é gerado um número de protocolo para que o SAS tome as devidas providências.
Na ocorrência, é necessário informar todos os detalhes referentes à reclamação como datas, horários, nomes das pessoas que fizeram os atendimentos e demais detalhes relevantes.
A OUVIDORIA recomenda que para obter uma resposta mais ágil, seja feita uma ocorrência para cada assunto/beneficiário.
A partir do registro da reclamação, a OUVIDORIA do SAS tem 7 dias úteis para retornar com a resposta.
Salientamos, que sem o registro no endereço acima informado, nada pode ser feito.
Qualquer dúvida e informação referentes ao SAS, ligue: (41) 3313-6862 e 3313-6896
(Obs.: Nesses telefones, com o n° do protocolo da sua ocorrência, você também poderá acompanhar o registro de sua reclamação).

Fonte:http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9251

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