sexta-feira, 14 de março de 2014

APP cobra que governo pague as dívidas com a Educação

A APP-Sindicato participou de uma reunião, na manhã desta quinta-feira (13), com o diretor geral da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Jorge Wekerlin. Na conversa, a presidenta da entidade, professora Marlei Fernandes de Carvalho, tratou de uma série de itens relacionados as dívidas do governo estadual para com a categoria. Segundo Marlei, os relatos registrados na imprensa, bem como o acompanhamento feito pela APP, demonstram que a falta de pagamentos por parte do governo não se restringe aos(as) educadores(as): é geral. Mas, de acordo com ela, na Educação as pendências são maiores. Diante do cenário, a entidade buscou a Seed para reafirmar datas, já anunciadas pelo Estado, sobre pagamentos de uma série de itens.
Só com atrasados relativos a promoções e progressões devidas à categoria são de quase R$ 100 milhões. O governo já havia anunciado a implantação destes avanços na folha de março, mas, mesmo assim, ficará devendo. “Agora, com as implantações, ficamos, mais uma vez, com uma soma de retroativos. E a APP vem denunciado, há meses, que o saldo desta dívida se aproxima dos R$ 100 milhões. Então, é importante que a categoria participe, em peso, da nossa greve geral marcada para a próxima quarta-feira, dia 19. Na data teremos uma nova reunião com o governo do Estado e nela vamos debater aquilo que nós já cobramos: como o governo vai nos pagar de forma mais rápida a dívida anterior a esta implantação? Precisamos de uma resposta afirmativa sobre isso”, destacou Marlei. Leia, abaixo, o relato:
Salários dos PSS – O primeiro item da reunião foi o pagamento dos(as) professores(as) e funcionários(as) temporários, contratados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Wekerlin informou que a folha está sendo fechada esta semana e que o pagamento aos PSSs será creditado no dia 18 de março. O diretor da Seed informou que foi montada uma ‘força tarefa’, formada principalmente pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs), que estão trabalhando no suprimento dos(as) trabalhadores(as) PSS.
“É algo, infelizmente, muito burocrático. Cobramos da Secretaria de Educação a criação de uma forma mais rápida de realizar este trâmite, para que os trabalhadores e trabalhadoras não sejam prejudicados no que diz respeito receber seus salários nos períodos corretos. Porque estamos praticamente na metade do mês e o décimo dia útil, quando será efetuado o pagamento dos PSS, foi confirmado para dia 18. É muito tempo”, declarou a presidenta da APP.
Promoções e progressões do QPM e QFEB – Como havia anunciado na reunião de negociação ocorrida com o sindicato no dia 25 de fevereiro, a Seed confirmou que a implantação da progressão dos(as) professores(as) – que deveria ter ocorrido em outubro do ano passado – será realizada na folha de março. A APP teve acesso aos protocolos e constatou que mais de 18 mil professores(as) terão direito ao avanço. Além disso, também será implantada nesta mesma folha as promoções pendentes de aproximadamente 2 mil professores(as) e 2 mil funcionários(as) de escola (implantação que deveria ter ocorrido em agosto de 2013). Clique aqui para saber mais.
Parcela do Fundo Rotativo – Na reunião, também foi discutida a questão do não repasse a várias escolas, por parte do governo, dos valores relativo ao fundo rotativo. “Tivemos denúncias de vários lugares e o governo anunciou para esta sexta-feira, dia 14, o pagamento da primeira parcela da cota do Fundo Rotativo. Esperamos que se concretize”, disse Marlei.
Bolsas do PDE e pagamento aos professores orientadores – A APP também cobrou o pagamento das bolsas do PDE 2013 que estão em atraso desde o segundo semestre do ano passado. Na reunião, o diretor da Seed que 50% do valor será pago nesta sexta-feira, dia 14, ou, no mais tardar, no início da próxima semana. Paralelamente, o governo também deve pagar os professores das universidade que atuam como orientadores dos professores da rede estadual no PDE e que não recebem há um ano. “O governo se comprometeu a pagar 50% do valor devido na próxima semana. Vamos ver se irá cumprir esta previsão de pagamento”, afirmou a professora Marlei.
Próxima reunião acontece dia 19 – Na próxima semana, os(as) educadores(as) da rede pública estadual participam de uma série de mobilizações em defesa dos direitos da categoria. Para a presidenta da APP, é fundamental a participação massiva dos(as) trabalhadores(as) nas atividades chamadas pelo sindicato. “Reafirmo que temos uma nova reunião na próxima quarta-feira, 19, que é o dia da nossa paralisação total. Teremos uma caravana que irá à Brasília, quando cobraremos do governo federal o que precisamos avançar na Educação do país, e outras aqui no Estado, onde realizaremos uma marcha em Curitiba, a partir das 9h, com saída da Praça Andrade. No dia, teremos um debate e nele entrarão todos os itens da pauta prioritária, Piso, porte de escola, que tem, neste momento causado uma perturbação muito grande nas escolas, com redução do porte, do número de funcionários, do número de pedagogas, enfim, não aceitamos esta redução, mas também trataremos da EJA, da merenda escolas, da nossa hora-atividade e dos outros temas centrais. Por isso, vamos todos e todas participar das nossas mobilizações dos dias 17, 18 e 19”, convocou Marlei.

Fonte: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9878

Nenhum comentário:

Postar um comentário