sexta-feira, 14 de março de 2014

APP vai à Justiça contra o corte do auxilio transporte

Desde o início de março, a APP-Sindicato recebe relatos de desabafo e pedidos de socorro de trabalhadores(as) da educação do Paraná. Isso porque, o  governo do Paraná decidiu cortar o valor referente ao auxílio-transporte dos(as) educadores(as) afastados por motivos de saúde. Com base em um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os(as) professores(as) e funcionários(as) que necessitaram utilizar licença médica tiveram parte de seu salários cortados. 
Em alguns casos,  os descontos chegam a R$ 680 reais. A APP, no entanto reitera que a maior parte das licenças de saúde retirada pela categoria tem como causa a exaustão do próprio trabalho. O quadro de adoecimento na educação é crescente e alarmante. 
Contra essa medida, a presidenta do Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, informa que o Sindicato entrou, nesta semana, com uma ação para garantir o pagamento do auxílio a todos(as) os(as) trabalhadores(as) da educação. "Avaliamos detalhadamente o texto dos planos de carreira dos funcionários e dos professores e vimos que o auxílio transporte é um direito concedido para todos que estiverem em exercício efetivo da profissão, ou seja, aqueles que tirarem férias, licença maternidade e também o afastamento por motivos de saúde", analisa a professora ao avaliar as leis estaduais complementares 103/2004 e 123/08, que dispõem sobre o exercício das profissões. 
O auxílio-transporte foi uma conquista histórica dos(as) trabalhadores em Educação do Paraná por dos planos de carreira dos professores(as), de 2004, e dos funcionários(as), em 2008. No caso do magistério, o auxílio-transporte substituiu a Gratificação de Difícil Acesso, que era paga a um grupo menor de professores. Desde o Plano de Carreira, o auxílio-transporte passou a ser pago a todos os professores, com incidência, inclusive, no 13º salário e 1/3 de férias. No momento de sua conquista, houve um acordo com os(as) educadores(as) para que não ocorresse este tipo de medida adotada pelo atual governo do Estado. 
A situação é bem preocupante e a APP recebeu a notícia com surpresa. “É revoltante a insensibilidade do governo. Por um lado cria auxílio-moradia para juízes e, por outro, corta o auxílio-transporte de servidores que estão doentes. No momento que estes mais precisam da atenção do Estado, este lhes vira as costas”, afirma o secretário de Comunicação da APP, Luiz Carlos Paixão da Rocha. As informações sobre o a tramitação da APP serão divulgadas aqui, no site da APP.

Fonte: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9887

Nenhum comentário:

Postar um comentário