quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Governo continua a dar calote em hospitais


O governo Beto Richa, conforme informado pela diretora do Departamento de Assistência a Saúde-(DAS) Rejane Cordeiro, fez somente ontem (05) - no período da noite - os pagamentos referente ao mês de dezembro de 2013 aos hospitais de todo o Paraná que prestam serviços ao SAS Sistema de Atendimento à Saúde (SAS). Informou também, que ainda não existe uma previsão quanto aos pagamentos devidos, que já estão em atraso, referentes ao mês de janeiro de 2014.
Esta situação é insustentável e vem ocorrendo com frequência. É lamentável, porque deixa explícito o total descaso deste governo com a saúde do servidor, que não prioriza os pagamentos destes serviços tão importante, deixando os servidores em várias regiões do Estado, sem um atendimento mínimo (urgência e emergência). A cidade de Cornélio Procópio, que faz parte da mesoregião de Londrina, e continuava a ter o atendimento no SAS mesmo sem ter um contrato formalizado com o prestador do SAS em Londrina, com a falta destes pagamentos, teve cancelado todo atendimento, assim como Jacarezinho, que mais uma vez, também teve em 5 de fevereiro, os atendimentos no Hospital Santa Casa da Misericórdia, das clínicas e laboratórios conveniados, suspensos.
Em reunião com a Coordenadora do SAS em Jacarezinho, Egle Vanzelli, o professor Nilton Stein, presidente da APP-Sindicato Núcleo Sindical de Jacarezinho, foi informado que muitas consultas, exames e cirurgias agendadas foram canceladas, até que o governo repasse os valores em atraso e segundo a coordenadora, não haverá nenhum procedimento médico e hospitalar até que seja normalizado os repasses e o pagamentos dos médicos e dos convênios.
A qualidade do serviço oferecido que já é péssima, com estes atrasos nos pagamentos devidos aos hospitais, deixa cada vez mais o SAS em estado de sucateamento.
A APP Sindicato e o Fórum das Entidades Sindicais (FES) entendem que essa postura do governo frente aos pagamentos do SAS, não pode ser administrada com tão pouco caso, a saúde do servidor tem de vir em primeiro lugar. Vamos continua a cobrar e acompanhar a regularização desta situação, bem como uma atitude de mais responsabilidade, principalmente neste momento, quanto aos pagamentos dos prestadores do SAS.
O Fórum das Entidades Sindicais (FES), protocolou em 31 de janeiro de 2014, um ofício em atenção a Secretaria de Administraçã o (SEAP), representada pela servidora Dinorah Botto Portugal Nogara com cópia parta o vice-governador do Paraná, Flávio Arns, solicitando uma reunião urgente para a retomada das negociações quanto ao Novo Modelo que substitua o SAS.
Texto redigido pela Secretaria de Saúde da APP-Sindicato

fonte: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9712

Nenhum comentário:

Postar um comentário