terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ministério Público é contrário à instrução 008/13, sobre EJA

Atendendo ao pleito de educadores e estudantes de todo o Estado, o promotor de Justiça da Comarca de Londrina, Paulo Tavares, encaminhou, na sexta-feira (14), ofícios ao secretário estadual de Educação, Flávio Arns, e ao presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Oscar Alves, nos quais se posiciona contrariamente à manutenção da Instrução 008/2013, considerada uma das mais descabidas normatizações criadas pela Seed sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná e que, na prática, inviabiliza este segmento na rede estadual.
Segundo Tavares, a instrução “está na contramão das necessidades e especificidades da população jovem, adulta e idosa, já que não considera a possibilidade de atendimento em diferentes turnos; trata o acesso e permanência do público da EJA de forma linear, desconsiderando os seus tempos e histórias de vida diferenciados; não considera, para critérios de matrícula, as especificidades dos sujeitos da EJA, que muitas vezes não têm vínculo empregatício; e concebe um calendário de matrícula pré-definido e estático, o que não condiz com a realidade dos educandos da EJA, entre outros”. O promotor observa que a instrução fere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 4º, VII; art. 5º e art. 37,§1º e 2º, da Lei nº 9.394/1996) e a própria Constituição Federal (art. 227, §3º, III), “na medida em que restringe o acesso à EJA e desorganiza essa oferta de ensino”.
O documento estabelece um prazo de 10 dias para que a Seed e o CEE/PR se manifestem a respeito. A APP espera que os membros do Conselho Estadual de Educação, reunidos em Curitiba nesta segunda-feira para analisar a Instrução deliberem pela sua imediata revogação, atendendo à solicitação do Promotor de Justiça de Londrina, que representa o desejo de todos os que trabalham para consolidar uma educação voltada ao atendimento de jovens, adultos e idosos com excelência de qualidade.
                                  

                                      GTEJA - Participação da APP NS. Londrina

Com informações do Fórum Paranaense de EJA Região de Londrina.
Fonte: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=9747

Nenhum comentário:

Postar um comentário